A OAB Nacional, por intermédio da Comissão Nacional de Relações Internacionais, promoveu, na manhã desta terça-feira (31), o evento “Brasil-Índia: Atuais Aspectos Jurídicos E de Negócios de uma Relação Comercial em Expansão”. Os debates foram transmitidos pelo canal da OAB no Youtube e tiveram apoio da Ordem dos Advogados da Índia, do Consulado Geral Indiano em São Paulo e da Câmara de Comércio Índia-Brasil.
O secretário da Comissão Nacional de Relações Internacionais, Bruno Barata, fez o pronunciamento de abertura. “Vivemos uma retomada das relações comerciais, sobretudo com nossos irmãos indianos, e também um maior aquecimento da advocacia, após muitos meses de paralisação do Judiciário. Portanto, é promissor avaliar como a advocacia pode integrar esse quadro de relacionamento já consolidado entre as duas nações. Nos primeiros quatro meses de 2021, as exportações do Brasil para a Índia cresceram quase 24%”, apontou.
Também teceram breves considerações o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, e o secretário da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas da OAB (CEBRAONU), Sóstenes Carneiro Marchezine, que foi o coordenador científico do evento.
O evento teve duas sessões. A primeira abordou “Relações Brasil-Índia – Oportunidades de investimento e comércio”, tendo como debatedores o cônsul da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra; o presidente da Câmara de Comércio Índia Brasil, Roberto Paranhos; e o presidente da Bar Association of India (Ordem dos Advogados da Índia), SS Naganand. Já a segunda sessão debateu o “Quadro jurídico para a expansão das relações comerciais Brasil-Índia”. Os palestrantes foram o presidente da Ordem da Índia, Prashant Kumar, e a vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-RJ, Carolina Monteiro de Carvalho.