LOTTI ADVOGADOS

OAB cumprimenta magistrado por dar preferência a advogado que levou filho à sessão de julgamento

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti, cumprimentou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques pela postura em defesa das prerrogativas da advocacia, durante sessão da Segunda Turma do STJ, em 18 de agosto. Na ocasião, Campbell inverteu a pauta dia para permitir a um pai, acompanhado do filho de 1 ano, que sustentasse seu processo com preferência.

O advogado Filipe Cavallazi compareceu à sessão com o filho e teve preferência, por sugestão de Campbell, com a concordância unânimedos outros ministros da turma. No “A iniciativa de V.Exa. é recebida pela advocacia com entusiasmo, por ratificar a relevância de comportamentos alinhados à solidariedade em ambiente processual e aos preceitos constitucionais que visam à especial proteção da família”, afirmou Simonetti.

Confira o teor do ofício:

Senhor Ministro,

Cumprimentando-o cordialmente, tenho a honra de dirigir-me a V.Exa. para apresentar minhas congratulações pela postura exemplar adotada na sessão do dia 18 de agosto de 2022 da Segunda Turma desta Egrégia Corte. Trata-se de um importante ato para a cidadania e para a efetivação das prerrogativas da advocacia.

O advogado, Dr. Filipe Cavallazi, compareceu ao julgamento acompanhado de seu filho, de 1 ano. Com a sua costumeira conduta profissional sensível e atenta, V.Exa. solicitou, aos demais magistrados, a preferência do causídico na pauta da sessão, o que foi prontamente acatada pelos insignes ministros.

A iniciativa de V.Exa. é recebida pela advocacia com entusiasmo, por ratificar a relevância de comportamentos alinhados à solidariedade em ambiente processual e aos preceitos constitucionais que visam à especial proteção da família. A Ordem dos Advogados do Brasil reitera a confiança em seu devotado compromisso com a defesa das instituições republicanas.

Reafirmo, ademais, a permanente disponibilidade desta Entidade para construções conjuntas com este Tribunal da Cidadania, sempre por meio do diálogo, da legalidade e, por conseguinte, em benefício do Estado Democrático de Direito. Aproveito o ensejo para renovar protestos de elevada estima e distinta consideração.