LOTTI ADVOGADOS

Desafios e oportunidades em novas áreas do direito foram temas de painel no Enja

O 19º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (Enja), evento que ocorre em Salvador, segue com uma programação com temas atuais e com foco na inovação. Na tarde desta quinta-feira (1/12), o público assistiu ao painel “Jovem advocacia: desafios e oportunidades em novas áreas do direito”. 

O encontro foi iniciado com a fala da advogada e consultora estrategista de jovens advogadas Raíssa Carmen. Em sua palestra, Carmen destacou as possibilidades do empreendedorismo no direito e os nichos que estão em crescimento pós-pandemia. A consultora deu instruções práticas de como se posicionar e conseguir oportunidades. “Planejem, tenham estratégia, pensem como vocês podem iniciar os seus trabalhos, quem é o seu público e quais são os seus custos”, aconselhou. 

O presidente do Conselho Consultivo da Jovm Advocacia da Subseção Camaçari, Rodrigo Nogueira, compartilhou com o público a sua trajetória na advocacia e falou sobre as novas perspectivas do mercado com as transformações causadas pela tecnologia. Nogueira citou a atuação em áreas ligadas à nova economia digital, como o metaverso e as criptomoedas.

Para Nogueira, é imprescindível que os jovens profissionais busquem se reinventar dentro da profissão e que não se deixem abalar pelo mito da saturação do mercado. “Onde existe sociedade existe espaço para a advocacia. Os conflitos vão mudando conforme o tempo vai passando”, afirmou. “Nós temos que nos espelhar nos exemplos que estão dando certo.”

A mesa também contou com a participação da advogada especialista em gestão, governança, segurança e escalonamento de negócios Renata Chaves, que contribuiu com o debate falando sobre a sua experiência em um escritório inteiramente digital e compartilhou dicas de ferramentas que podem facilitar o cotidiano dos profissionais da advocacia. “A advocacia está mudando e nós temos que acompanhar essa mudança”, afirmou.

Confira a programação do Enja, que vai até sexta-feira (2/12).