LOTTI ADVOGADOS

Exposição no Congresso Nacional sobre a aliança diplomática Brasil-China conta com o apoio da OAB

A partir desta terça-feira (6/8), os brasilienses farão um mergulho cultural na exposição Laços: Belo Brasil, Bela China, que comemora os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A mostra, que fica em cartaz até o dia 15 de agosto no Salão Negro do Congresso Nacional, conta com o apoio da Coordenação Nacional das Relações Brasil/China (CNRBC) da OAB.

“Celebrar meio século de relações entre Brasil e China é reconhecer a riqueza e a profundidade desses laços. A OAB tem orgulho de apoiar esta exposição que fortalece a amizade e a colaboração entre nossos países”, disse o presidente do CFOAB, Beto Simonetti.

Presidente da CNRBC e do Instituto SocioCultural Brasil/China (Ibrachina), Thomas Law considera o evento um marco significativo. “Apoiamos com entusiasmo esta exposição, que não só relembra o passado, mas também fortalece os laços futuros entre nossas nações”, afirmou.

Para o vice-presidente da Coordenação Brasil/China da OAB Nacional, Sóstenes Marchezine, “a iniciativa não só celebra a história das nossas relações diplomáticas, mas também projeta um futuro de cooperação ainda mais estreita entre Brasil e China. A exposição é um tributo à amizade entre nossos povos.”

Leonardo Campos, diretor-tesoureiro da OAB Nacional, também destacou a relevância da mostra: “Esta exposição é uma oportunidade única de celebrar a cooperação entre Brasil e China, destacando não apenas os laços diplomáticos, mas também culturais e sociais que nos unem.”

O evento

Organizada pelo grupo parlamentar Brasil/China da Câmara dos Deputados, em parceria com a Embaixada da China no Brasil, a exposição conta com o fomento do Ibrachina  e apresenta 30 painéis que traçam a trajetória das relações bilaterais, presentes protocolares de autoridades chinesas, além de objetos da cultura popular regional brasileira. Um dragão chinês de papel e um boi brasileiro de tecido em grandes dimensões também estão em destaque, representando a fusão cultural dos dois países. 

O encerramento da exposição acontecerá em 15 de agosto, em conjunto com a sessão solene pelo Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil, no Plenário da Câmara. 

Ato histórico

No ano passado, a OAB realizou o Brasil China Legal Forum, evento que culminou na publicação da Carta Brasil-China de Cooperação Jurídica para o Desenvolvimento Econômico Sustentável em três  idiomas: português, mandarim e inglês. Para Sóstenes Marchezine, a Carta Brasil-China foi um passo importante para a consolidação da cooperação jurídica entre os dois países. “Foi um ato histórico firmado ao lado de grandes autoridades, da Embaixada da China, de representantes dos Três Poderes, justamente como um aceno para uma cooperação.”

Leia mais: Fórum Brasil-China debate perspectivas estratégicas e celebra carta de cooperação jurídica