LOTTI ADVOGADOS

Confira o trabalho das comissões no decorrer da semana

Confira como foi o trabalho das comissões temáticas no decorrer da semana:

COMISSÃO ESPECIAL DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

A Comissão Especial do Código de Processo Civil se reuniu de forma híbrida na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (CFOAB), nesta segunda-feira (17/4), para dar andamento ao julgamento de processos; ao todo o colegiado aprovou dez pareceres.

A comissão também decidiu sobre a realização de um encontro com todos os presidentes de comissões de processo civil das seccionais. A data do encontro ainda será definida. Estiveram presentes, de forma presencial, o presidente do colegiado, Pedro Miranda de Oliveira, a vice-presidente, Graciela Iurk Martins, e os membros Guilherme Pupe da Nóbrega e Thiago Pires Melo.

O secretário-adjunto, Welder Queiroz dos Santos, os membros Alexandre Soares Bartilotti, Cláudia Pereira Quintino, Patrícia Bersan Pinheiro de Paiva Gonçalves e os membros consultores Ariadne Sella Simões, Eduardo Carvalho da Silva Faoro, José Henrique Mouta Araújo, Luis Felipe Espindola Gouvea, Márcio André Sachet e Victor Angelim da Silva participaram virtualmente.

COMISSÃO NACIONAL DA ADVOCACIA PÚBLICA

A Comissão Nacional de Advocacia Pública se reuniu na sexta-feira (14/4) para discutir o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Advocacia Pública, no dia 25 de abril, às 14h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O colegiado debateu os últimos detalhes do evento, que contará com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape). A Frente Parlamentar tem como objetivo atuar em prol do aperfeiçoamento e defesa da advocacia pública brasileira. O deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos) é coordenador da iniciativa. Os subcoordenadores-gerais são os deputados André Figueiredo, Pedro Aihara e Túlio Gadelha, além dos senadores Augusta Brito e Efraim Filho.

Há ainda 15 coordenadores regionais, que serão apresentados durante a solenidade. A reunião foi conduzida pela presidente da comissão, Maria Dionne de Araújo Felipe, e contou com a presença dos membros Roberto Eduardo Giffoni, Aline Contrin, Guilherme Rodrigues, Adriano Vilar Villaça, Marcus Gil Barbosa Dias, Paulo Henrique Ribas, Thiago Carvalho de Pinho, Marco Aurélio Ventura Peixoto e dos membros consultores Alexsandro Rahbani Aragão Feijo, Karine Pireddu Santana Machado, André de Carvalho Lobato, Luciana Hoff, Sérgio Mateus, Tobias Morato Teixeira, Rafael Soares Leite, Santuzza da Costa Pereira e Micheline Silveira Forte.

COMISSÃO ESPECIAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

A Comissão Especial de Segurança Pública se reuniu na última sexta-feira (14/4) para ampliar o debate sobre a importância da OAB para as políticas públicas de segurança no Brasil. A política de gênero no sistema carcerário também foi tema do encontro. Para os integrantes da comissão, é fundamental ampliar os debates e ações que visam melhorar a situação das mulheres no sistema carcerário.

Por fim, o colegiado propôs a criação de um painel para ampliar o debate sobre a segurança pública em todos os estados da federação.

COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO DE FAMÍLIA

A Comissão Especial de Direito de Família reuniu-se na tarde desta segunda-feira (10/4) para organizar os painéis que serão apresentados durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia, que está marcada para novembro de 2023, em Belo Horizonte (MG). Durante o encontro, os membros trocaram ideias sobre temas dos painéis relacionados ao Direito de Família e Sucessões. 

COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO 

Nesta quarta-feira (19/4), a Comissão Especial de Direito Tributário esteve reunida na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (CFOAB), de forma híbrida. A reunião foi comandada pela advogada, conselheira federal e professora Misabel de Abreu Machado Derzi, presidente do colegiado, e também pelo vice-presidente, Jonny Cleuter Simões Mendonça.

A presidente, juntamente com o doutor em direito tributário pela USP Alexandre Alkmim Teixeira, deu uma palestra sobre a tributação no Brasil. Misabel apresentou um panorama sobre a reforma tributária, enquanto Alckmin dissertou sobre o split payment como Mecanismo de Recolhimento de IVA e seus potenciais impactos no Brasil.