LOTTI ADVOGADOS

Em posse da nova diretoria da OAB-SE, Conselho Federal reforça a união da advocacia

Advogadas e advogados sergipanos participaram, nesta segunda-feira (10/2), da solenidade de posse da nova diretoria da OAB Sergipe, marcada pela recondução do presidente Danniel Costa para o triênio 2025-2027. O Conselho Federal da OAB foi representado pelo vice-presidente, Felipe Sarmento, e pela secretária-geral, Rose Morais. 

Em vídeo, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou a importância da nova gestão para a advocacia sergipana. “É com imensa alegria que me dirijo a vocês neste momento especial da nova gestão da OAB Sergipe. Tenho plena confiança de que, nos próximos três anos, a seccional terá ainda mais motivos para comemorar. A advocacia sergipana está muito bem representada.”  

Durante seu discurso, Felipe Sarmento elogiou a liderança de Danniel Costa, ressaltando sua capacidade de unir a classe advocatícia. “Danniel é um advogado comprometido, um líder conectado com a jovem advocacia e um excelente gestor. Ele não é apenas um líder em Sergipe, mas uma referência em nível nacional”, declarou.  

A secretária-geral Rose Morais, que representa o Sergipe na diretoria da OAB Nacional, também foi reconhecida por Sarmento como a primeira mulher a dar posse a um presidente seccional e a primeira sergipana a ocupar o cargo no CFOAB. “Rose, você representa o som, a cor e a força da advocacia sergipana, nordestina e brasileira. Você sabe que é preciso ter força, raça e gana sempre. E você sempre teve muita fé na vida e em Deus, por isso ele lhe conduziu até aqui”, afirmou.  

Além disso, o vice-presidente da OAB prestou homenagem aos profissionais da comunicação da Ordem nacional e estadual.

Diretoria empossada

A cerimônia marcou a recondução de Danniel Costa à presidência da seccional, ao lado da vice-presidente, Maria Edênia Passos Mendonça; da secretária-geral, Andrea Leite de Souza; do secretário-geral adjunto, Raphael Reis; e do tesoureiro, Ismar Francisco. Também tomaram posse os membros do Conselho Seccional e da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), presidida por Glória Roberta Herzfeld.  

Em seu discurso, Danniel Costa reafirmou o compromisso com a valorização da advocacia. “A advocacia precisa sempre ser respeitada, valorizada e defendida sem qualquer tipo de limites”. Ele também ressaltou a importância da modernização da seccional. “A nossa instituição não será mera espectadora das mudanças sociais e jurídicas, mas protagonista, respeitando seu histórico e preparando a advocacia sergipana para o futuro”, afirmou.  

O evento reuniu autoridades da advocacia, do Judiciário e do Legislativo. Entre os presentes estavam os conselheiros federais por Sergipe, Cristiano Barreto, Fábio Fraga, Lilian de Melo, Clara da Conceição e Nilton da Silva Filho. Também participaram representantes da CAASE e de outras seccionais da OAB.  

O Poder Judiciário foi representado pela desembargadora Iolanda Santos Guimarães, presidente do TJ-SE, e pelo desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, presidente do TRT-SE. O Ministério Público teve como representantes a procuradora-chefe da Procuradoria da República em Sergipe, Eunice Dantas Carvalho, e o procurador-geral de Justiça do MPSE, Nilzir Soares Vieira Júnior.  

Na esfera legislativa, compareceram o senador da República por Sergipe, Laércio Oliveira, e o deputado estadual Luciano Bispo, 1º secretário da Assembleia Legislativa de Sergipe.