LOTTI ADVOGADOS

Em Sergipe, secretária-geral destaca as principais conquistas do plano de interiorização da OAB

No encerramento da 1ª Conferência Estadual de Interiorização da Advocacia Sergipana, nessa sexta-feira (17/5), a secretária-geral da OAB Nacional, Milena Gama, falou sobre os avanços e os desafios da advocacia no interior do Brasil. Representando o presidente Beto Simonetti, ela destacou os esforços contínuos do Conselho Federal para ampliar o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia. 

O evento, organizado pela OAB-SE na cidade de Lagarto, promoveu palestras ministradas por renomados profissionais do Direito sergipano e nacional, com assuntos direcionados à advocacia atuante no interior do estado.

“Nos últimos anos, ampliamos nosso Plano Nacional de Interiorização da Advocacia. Foram mais de 200 inaugurações e revitalizações, mais de 150 espaços renovados, e mil computadores instalados. Esses números representam a voz, a presença, e, acima de tudo, a Justiça”, declarou Milena.

A secretária-geral também ressaltou a importância de garantir que todos os advogados e advogadas tenham acesso irrestrito às ferramentas necessárias para o exercício pleno de suas funções. Ela parabenizou a diretoria da seccional sergipana, especialmente o presidente, Danniel Costa, pela iniciativa pioneira de realizar uma conferência voltada para a advocacia no interior do estado.

“Concordamos que a advocacia do interior é potente e indispensável para garantir o acesso à Justiça nos pequenos centros urbanos. Quando um advogado ou uma advogada, por meio de sua atuação, consegue mudar a vida de uma comunidade inteira em um pequeno município do interior, vemos a advocacia em sua forma mais nobre”, afirmou. 

Milena Gama concluiu seu discurso reafirmando o compromisso do CFOAB com a dignidade da classe advocatícia e a proteção de suas prerrogativas. “Seguiremos em conjunto, atuando de forma colaborativa, para enfrentarmos os desafios locais e alcançar resultados para a advocacia e para a sociedade civil”, disse. 

Palestras

A Conferência contou com a participação de outros membros do Conselho Federal da OAB, que abordaram temas cruciais para a advocacia e o acesso à Justiça no Brasil.

João de Deus Quirino Filho, coordenador nacional de Interiorização da Advocacia do CFOAB, falou sobre a necessidade de interiorizar a advocacia nos quatro cantos do país. Sidney Neves, presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral, tratou da regulamentação da inteligência artificial pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e suas perspectivas para as eleições de 2024. Já Sílvia Virgínia Silva de Souza, conselheira federal por São Paulo, focou na interiorização da advocacia e no acesso à Justiça.