Uma das grandes conquistas da atual gestão da OAB Nacional foi tema de painel do 2º Seminário de Interiorização Jurídica da Escola Superior de Advocacia (ESA), realizado nesta quarta-feira (27/9), em Anápolis (GO). “Julgamento com perspectiva de gênero – Judiciário e mulher” teve a participação da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno.
Em sua exposição, Cristiane destacou a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que aprovou a criação de política de alternância de gênero no preenchimento de vagas para a segunda instância do Judiciário. “Foi um grande avanço. A partir de agora, não terá mais desculpa se as mulheres forem preteridas no processo de escolha de desembargadoras”, frisou.
A violência política, institucional e praticada no âmbito profissional das advogadas também foi abordada pela presidente da Comissão. “Homens e mulheres politicamente expostos sofrem violência, mas nós, mulheres, temos a nossa honra muito mais afetada. Atacam a nós, a nossa família, nossos amigos, nossos filhos”, disse. Nesse sentido, Cristiane ressaltou que o protocolo aprovado pelo CNJ, de iniciativa da OAB Nacional, é uma ferramenta fundamental para amparar a mulher advogada. “A mulher precisa perceber quando está sendo violentada processualmente, por ser mulher, e acionar o protocolo. Não é admissível sermos ofendidas em audiências, termos nossa honra atacada nos autos com comentários sexistas e discriminatórios – de quem for a parte envolvida no processo”, finalizou.
Participaram do debate a juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás Cláudia Veloso Magalhães, o advogado e vice-diretor da ESA do Pará, Márcio Tuma, e a presidente da mesa, a conselheira federal (GO) Arlete Mesquita.
Programação
Entre os painéis programados também estão “Equilibrando a balança: desafios na quantificação do dano moral justo e o combate à litigância predatória”; “Capacitação da advocacia: meios extrajudiciais de resolução de conflitos”; “Marketing jurídico e a advocacia 4.0”; “O uso das ferramentas tecnológicas e cruzamentos de dados e a validade das provas digitais”; e “Capacitação continuada da advocacia”.
Participarão também do evento os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcello Terto e Marcos Vinícius Jardim Rodrigues; o coordenador nacional de Interiorização, João de Deus Quirino Filho; a coordenadora adjunta nacional de Interiorização, Layla Milena Oliveira Gomes; e o coordenador estadual de Interiorização da OAB-GO, Marco Aurélio Basso de Matos Azevedo.
Veja aqui a programação.
Acompanhe aqui a transmissão no canal da ESA.
Leia mais:
Segunda edição do Seminário de Interiorização da ESA homenageia Laurita Vaz