LOTTI ADVOGADOS

OAB celebra os 93 anos da seccional do Piauí

 O Conselho Federal da OAB celebra, nesta sexta-feira (25/4), o aniversário de 93 anos da seccional do Piauí. Criada em 1932, sob a liderança de João Osório Porfírio da Mota, a OAB-PI é uma das mais antigas do país e se consolidou como uma das instituições mais atuantes da sociedade civil no estado.

“A OAB Piauí possui uma trajetória sólida e admirável, marcada por sua atuação firme em momentos cruciais da democracia brasileira. Nesses 93 anos, a seccional participou ativamente de lutas importantes no estado e no país, honrando a história da Ordem. Parabenizo toda a advocacia piauiense por essa contribuição exemplar ao Sistema OAB”, declarou o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.

O presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior, também destacou o legado da instituição e os desafios que continuam a mobilizar a advocacia piauiense. “A OAB Piauí completa 93 anos reafirmando seu compromisso histórico com a advocacia e com a cidadania. Somos fruto de uma trajetória marcada pela coragem institucional, que nunca se calou diante das ameaças à democracia, às prerrogativas da advocacia e aos direitos fundamentais. Essa data não celebra apenas o passado, mas projeta o futuro de uma advocacia respeitada, presente e combativa. Seguimos avançando, como trincheira da cidadania, com independência e legitimidade.”

A relevância da OAB-PI ultrapassa os limites estaduais, tendo contribuído com nomes de destaque para o Sistema OAB. Entre eles estão o ex-vice-presidente nacional da Ordem, Wilson do Egito Coelho, e o ex-presidente nacional e atual procurador constitucional, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais e membro honorário vitalício da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que, embora maranhense de nascimento, estabeleceu sua trajetória jurídica e institucional no estado.