LOTTI ADVOGADOS

OAB elogia trajetória de Rogerio Schietti em lançamento de livro em homenagem ao ministro

Em celebração a uma década de trabalho de um dos integrantes de seu colegiado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou, nesta quarta-feira (27/9), o livro “Homenagem ao Ministro Rogerio Schietti – 10 anos de STJ”. O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, esteve na cerimônia e enalteceu a trajetória do magistrado.


“O ministro Schietti sempre se destacou, não apenas por sua brilhante carreira jurídica, mas também por sua dedicação incansável à justiça criminal e ao aprimoramento do sistema jurídico brasileiro. Ao longo de seus dez anos na Corte da Cidadania, ele demonstrou um profundo compromisso com a busca da verdade, a garantia dos direitos fundamentais e a aplicação justa da lei”, afirmou Horn.


Ao agradecer o tributo, Rogério Schietti disse que “nada me realiza mais do que exercer o poder como um instrumento, e só para isso que a lei e a instituição me conferem para tornar o Brasil um pouco melhor. Não no sentido romântico ou piegas, pois é evidente que todos nós queremos um mundo melhor, mas no sentido efetivamente pragmático, concreto, de construção de um cotidiano diferente para a vida das pessoas”.


O livro é organizado por Ademar Borges, Cristiano Verano e Benedito Siciliano. Trata-se de uma compilação de 60 artigos assinados por 74 coautores. Entre eles, a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura; e os ministros da Corte Sebastião Reis Junior, Assusete Magalhães, Moura Ribeiro e Ribeiro Dantas. A partir dos precedentes desenvolvidos pelo ministro Rogerio Schietti, os textos abordam as mudanças estruturais pelas quais a jurisprudência do STJ passou na última década em temas relacionados à defesa dos direitos fundamentais de investigados, réus e presos.


Com informações do STJ