LOTTI ADVOGADOS

OAB integra lançamento de livro em homenagem aos 65 anos de Brasília

Em evento de lançamento do livro Brasília — A Arte da Democracia, realizado nesta terça-feira (22/4), no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou que a capital federal é mais do que um marco urbanístico — é símbolo vivo dos valores republicanos. “Brasília é mais do que um símbolo arquitetônico; é o coração pulsante da democracia brasileira”, afirmou.

Organizada pelo crítico de arte Paulo Herkenhoff, a publicação é fruto de uma pesquisa conduzida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com o IDP. O livro apresenta ensaios, registros históricos e obras de arte que exploram diversas facetas da cidade, como a arquitetura modernista, a política institucional, as relações exteriores e a arte contemporânea. 

A publicação conta com textos de personalidades como a escritora Clarice Lispector, o ex-presidente José Sarney e a historiadora Lilia Schwarcz. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que também é um dos colaboradores, disse que o livro concretiza, com uma abordagem interessante, a exposição homônima, em cartaz em 2024 na FGV Arte. A mostra destacou obras de nomes consagrados como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Maria Martins.

“O livro consolida aquilo que ficou da exposição feita no ano passado, sobre Brasília e o seu significado para o Brasil. Agora, estamos conseguindo consolidar isso em literatura, no momento em que celebramos 40 anos de democracia e os 65 anos de Brasília”, considerou Gilmar Mendes.

Além de Beto Simonetti, estiveram presentes no evento o procurador constitucional, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais e membro honorário vitalício da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho; o procurador Nacional de Prerrogativas do CFOAB, Alex Sarkis; o coordenador nacional do Exame de Ordem, Anderson Prezia; e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ulisses Rabaneda. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também participou do evento, entre outras autoridades.