A OAB Nacional participou da abertura da 29ª Conferência Estadual da Advocacia da OAB-SC, realizada na noite de quinta-feira (31/8), no Expocentro, em Balneário Camboriú (SC). Com o tema “Advocacia em Transformação: Desafios para o Empreendedorismo, Inovação e Valorização Profissional”, o encontro contou com mais de cinco mil advogados.
Presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti ressaltou que este é um momento crucial para discutir, refletir e deliberar sobre o futuro da advocacia catarinense e dos mais de 54 mil profissionais inscritos em seus quadros. “A escolha do tema da Conferência não poderia ser mais pertinente, principalmente quando celebramos os 90 anos do Conselho Seccional da OAB de Santa Catarina. Advocacia em transformação é o tema central que orientará discussões e encaminhamentos desse encontro”, afirmou.
Presente no evento, o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, afirmou que “a Conferência é o ápice, é o momento em que a advocacia catarinense se reúne para debater, para se fortalecer, para ver e projetar o seu futuro”. Horn também se lembrou das dificuldades enfrentadas durante a pandemia. “Os impactos daquela pandemia foram tão violentos, tão intensos que nós não tivemos sequer tempo pra aprontar uma conferência, porque naquela época nós lutávamos para manter os escritórios de advocacia abertos durante a pandemia, por um balcão virtual que garantisse o acesso ao sistema de justiça”, ressaltou Horn, lembrando que a realização da conferência em Balneário Camboriú foi sonho interrompido pela pandemia que agora se torna realidade.
A presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, relatou também desafios enfrentados no dia a dia à frente da entidade. “Ser a primeira mulher a ocupar esse cargo traz os ônus e os bônus. O ônus é ter que provar diariamente que sou capaz. Mas os bônus são infinitamente maiores. E, só estando aqui, como presidente de Ordem, para ter a dimensão da realização que é poder fazer a diferença na vida de alguém”, disse.
Além de advogados e advogadas, estiveram presentes no evento representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na ocasião, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, falou da importância dos advogados e disse que vai propor na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o título de cidadão honorário ao presidente Beto Simonetti.
Logo após a cerimônia de abertura, ocorreram as palestras inaugurais, com Leandro Karnal sobre Inteligência, criatividade e estratégia, e com Samir Agi, sobre Empreendedorismo criativo.
Programação
A Conferência reunirá 200 palestrantes distribuídos em quatro oficinas, oito módulos temáticos, 18 workshops, 12 palestras e 32 painéis que vão acontecer nesta quinta e sexta-feira. Já nesta sexta devem ocorrer simultaneamente, palestras, workshops e painéis dentro dos oito módulos temáticos que envolvem as principais áreas do Direito.
Confira a programação completa neste endereço: https://www.oabsc.com/conferencia