LOTTI ADVOGADOS

Por unanimidade, Beto Simonetti é reeleito presidente nacional da OAB

O advogado amazonense Beto Simonetti, atual presidente da OAB Nacional, foi reeleito nesta sexta-feira (31/1) para seu segundo mandato à frente da entidade. Ele recebeu 100% dos 81 votos válidos e comandará a instituição até 2028. 

A eleição foi realizada em Brasília, no Auditório Externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A posse do presidente e da nova diretoria acontecerá neste sábado (1º/2), também no STJ, a partir das 9h. As cerimônias não serão realizadas na sede da OAB devido à reforma em andamento após o incêndio ocorrido em 2024.

Casado e pai de dois filhos, Simonetti, com 46 anos, lidera a chapa “OAB de Portas Abertas”, dando continuidade à gestão anterior. Ele entra para a história como o primeiro presidente reeleito da entidade desde a redemocratização do Brasil. 

A partir da primeira gestão de Simonetti, iniciada em 2022, entraram em vigor novas regras que exigem a composição de ao menos 50% de mulheres e de 30% de negros ou pardos em todas as instâncias decisórias da entidade. 

Confira a composição da nova diretoria eleita da OAB Nacional:

• Felipe Sarmento (Alagoas), vice-presidente;

• Rose Morais (Sergipe), secretária-geral;

• Christina Cordeiro (Espírito Santo), secretária-geral-adjunta;

• Délio Lins e Silva Júnior (Distrito Federal), diretor-tesoureiro.

Beto Simonetti é advogado desde 2001. É formado em Direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Entre as diversas funções que exerceu no Sistema OAB estão a de conselheiro federal pela OAB-AM, secretário-geral do CFOAB, coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia e ouvidor-geral.O Colégio Eleitoral foi presidido pelo conselheiro federal Luiz Viana Queiroz e secretariado pela conselheira federal Ana Vládia Martins Feitosa. 

Prerrogativas em primeiro lugar

“Ao me colocar à disposição para presidir o Conselho Federal por mais um triênio, agradeço aos colegas do período anterior por tudo o que fizeram pela advocacia. Juntos, conseguimos para a profissão leis e decisões judiciais inéditas que aumentaram as proteções legais para as prerrogativas”,  disse Beto Simonetti. 

O presidente nacional da OAB frisou que os ataques contra a advocacia são cada vez mais numerosos e violentos, com agressões físicas e decisões arbitrárias que cassam direitos estabelecidos em lei. “Até mesmo algumas autoridades da alta cúpula do Judiciário dão maus exemplos ao tolher a sustentação oral, o sigilo entre advogado e cliente, e os honorários. Cabe à OAB lutar para que isso acabe”, disse. 

“Tenho muito orgulho de ter presidido a OAB em um momento desafiador. Conduzi a Ordem para resolver os problemas do dia a dia do advogado, distante da disputa político-ideológica. Graças à união da profissão, conquistamos leis e decisões que nos ajudam a enfrentar ataques aos honorários e às prerrogativas”, reforçou Beto Simonetti. 

O Colégio Eleitoral foi presidido pelo conselheiro federal Luiz Viana Queiroz e secretariado pela conselheira federal Ana Vládia Martins Feitosa. 

Além integrantes da diretoria, membros honorários vitalícios, medalhas Rui Barbosa, conselheiros federais e representantes de seccionais, a sessão contou com a presença do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin; da ministra do STJ Daniela Teixeira; do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ); do deputado estadual Ivan Naatz (PL-SC); dos conselheiros eleitos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcello Terto e Ulisses Rabaneda; do presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Diogo Leonardo Machado de Melo; da vice-presidente do IASP, Marina Coelho Araújo; do conselheiro nato do IASP Renato de Mello Jorge Silveira, entre outras autoridades; do presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfóra; e da presidente da Abracrim Mulher, Ana Paula Trento, entre outras autoridades.

Abaixo, confira o perfil de cada membro da nova diretoria nacional da OAB:

Beto Simonetti

Presidente

Atual presidente nacional da OAB. Entre as diversas funções que exerceu no Sistema OAB estão a de conselheiro federal pela OAB-AM, secretário-geral do CFOAB, coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia e ouvidor-geral.

Felipe Sarmento

Vice-presidente

Conselheiro federal pela OAB-AL, é o decano do CFOAB. Antes, presidiu o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), foi secretário-geral do CFOAB e coordenador nacional do Exame de Ordem.

Rose Morais

Secretária-geral

Conselheira federal pela OAB-SE. Na seccional, exerceu funções como conselheira, secretária-geral adjunta, corregedora-geral, ouvidora-geral e coordenadora-geral das comissões.

Christina Cordeiro

Secretária-geral adjunta

Conselheira federal pela OAB-ES. Atuou, na seccional, como integrante de comissões como as de Direito Ambiental e de Direito das Sucessões e Família.

Délio Lins e Silva Júnior

Diretor-tesoureiro

Conselheiro federal pela OAB-DF. Foi duas vezes presidente da seccional, onde integrou as comissões de Honorários, de Apoio ao Advogado Iniciante e de Direitos Humanos, além de ter sido conselheiro seccional.

Confira todas as fotos da sessão no Flickr do CFOAB